Marinharia - Nós e Companhia

Com este blog pretendo partilhar convosco o maravilhoso mundo da marinharia e algo mais...

Desde nós, passando pelo découpage nas suas mais variadas técnicas, com paragem na Pintura Judaica e remantando com Macramé.

Uma viagem marítima por terras de uma infindável imaginação e artes decorativas.

Até breve.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Tapede de Trapilho

Olá a Todos:

Hoje mostro-vos também uma possibilidade de fazerem um tapete para quarto, para o WC ou mesmo para aquele lugar que precisa de algo para decorar com um toque personalizado.


Sobre o pretexto dos 3R's, Reutilizar, Reduzir e Reciclar, utilizei uns novelos de desperdicio que tinha em casa.

Pois bem desta forma, cortei os fios de desperdicio em tiras todas com o mesmo tamanho, para tal escolhi um pedaço de alumínio desse das janelas, dei voltas ao mesmo com o fio de esperdicio e cortei-o pelo meio da calha. Desta maneira consegui que ficassem todos do mesmo tamanho e um pedaço de alumínio sem utilidade passou a ser o meu molde.

De seguida comprei tela anti-aderente na medida desejada com mais 1 cm para fazer a baínha.

A seguir dobrei esse centímetro para dentro e com um pedaço de desperdício passei pela tela de modo a abraçar com um Nó Simples ou Laçada.

Depois para se construir o tapete não existem regras é fazer como quiserem pois não requer técnica elaborada nem desenhos complexos ou mesmo cores, pois o objectivo destes trabalhos começaram a aparecer derivados do reaproveitamento de velhas camisolas ou t'shirts velhas que eram retalhadas e depois usadas para este fim.

Como podem ver, é uma ideia muito original para aproveitar tudo o que é pano e de acordo com a imaginação de cada e com o seu toque pessoal podem ser realizados diferentes trabalhos engraçados.

Atenção:
Muitas pessoas compram o dito desperdício (trapilho) em rolos ou ao peso mas, é prciso cuidado onde o compram, pois, podem estar a inserir em vossa casa animais minusculos, incómodos e que são considerados como PRAGAS, tais como baratas, pulgas, ácaros entre outros.

Não devemos considerar este trabalho nojento ou menos digno de outros, pois isso só depende do que se compra ou reaproveita.

Dica útil:
Se usar pano de algodão e com auxílio da máquina de lavar a 90º e um pacote de anilinas para tingir pode obter excelentes resultados, assim cmo ainda serão maiores se tingir à mão. Para tal basta seguir as instruções muito simples que estão no pacote.

Bons trabalhos,

NAB.

3 comentários:

Lobo Solitário disse...

Ola ola!! xD

Vejo que continuas a dar nas artes manuais! ;)

Contínua!!

Abraços

Lobo Solitário

Consultora Educacional disse...

Gosto muito dos artigos de ótima qualidade do seu Blog. Quando for possível dá uma passadinha para ver nosso Curso de Ingles. Daienne

Pedro De Silva disse...

You have a lot of useful information on this blog, I love it. Keep up the great work.